Home

História da banda | Fotos | Discografia | Novidades da banda | Links relacionados | Letras | Letra Traduzida/Ten | L.T/Vs | L.T/Vitalogy | L.T/No Code | L.T/Yield | L.T/Binaural | Outras Letras | Video Clipes | Membros | Novas Bandas | Dicas e curiosidades | Novidades do Rock | Contate-me
Pearl Jam e o Mundo do Rock
História da banda

Saiba um pouco do Pearl Jam

concertlogo_2000sm.gif

A História

Pearl Jam é filho direto do Green River, banda punk de Seattle, surgida em 1984. A formação do Green River incluía ao baixista Jeff Ament e o gutarrista Stone Gossard, além de Steve Turner (guitarrista) e Mak Arm (vocais). O Green River Lançou os álbuns Come On Down (1985) e Rehab Doll (1988), encerrou suas atividades e deu crias. Arm e Turner formaram o Mudhoney; Jeff Ament e Stone Gossard fundaram o Mother Love Bone ao lado do cantor Andrew Wood - que morreu por overdose em 16 de março de 1990. Chris Cornell, amigo do vocalista, sugeriu um disco tributo para Wood. Nascia então o Temple Of The Dog, projeto que reuniu integrantes do Mother Love Bone e do Soundgarden. Para auxiliar nos vocais, foi trazido um cara de São Diego (California). O nome dele? Eddie Vedder, recrutado através de um anúncio de jornal. Este supergrupo de Seattle lançou seu disco homônimo em 1991 e emplacou a música "Hunger Strike" Nas paradas. Chris Cornell largou o Temple Of The Dog para se dedicar integralmente ao Soundgarden. Ament e Gossard, então, chamaram Eddie Vedder. No outono de 1990, surgiu o Mookie Blaylock.

Em novembro do mesmo ano, eles passaram a se chamar Pearl Jam. A inspiração para o nome veio da avó de Eddie. O primeiro álbum do grupo, Ten, saiu em 23 de agosto de 1991 e colocou as músicas "Alive", "Even Flow" e "Jeremy" nas paradas do mundo todo. Em 16 de outubro de 1991, o baterista Dave Abbruzzese substituiu Dave Krusen. O Pearl Jam excursiona com os Red Hot Chili Peppers. Em 16 de março de 1992, depois da turnê européia, eles participaram da segunda edição do Lollapalooza ao lado de Soundgarden, Ministry, Chili Peppers e Jesus & The Mary Chain. VS, o segundo álbum do Pearl Jam, é lançado em 8 de outubro de 1993 e chega ao primeiro lugar de vendagens em tempo recorde: em 24 horas, o disco vendeu mais de 350 mil unidades. Em março de 1994, o grupo começou uma encarniçada batalha com a Ticketmaster , a maior empresa de ingressos dos EUA. A banda pretendia baratear o preço das entradas dos seus shows de verão. Sem conseguir encontrar lugares que não tivessem contratos exclusivos com a Ticketmaster, o Pearl Jam foi obrigado a cancelar a excursão e enviou um memorando ao Departamento de Justiça dos EUA. Em seguida, outra baixa no grupo: sai o baterista Dave Abbruzzese. O terceiro álbum do Pearl Jam, Vitalogy, foi lançado em 6 de dezembro de 1994. Cinco dias depois, o trabalho conquistou a primeira posição da parada americana, mantendo-a durante cinco semanas consecutivas. Em janeiro do ano seguinte, a banda anuncia oficialmente que Jack Irons (ex-Chili Peppers) assume as baquetas no Pearl Jam, durante a transmissão do Monkey Wrench Radio Special. O progama de rádio contou ainda com Dave Grohl, Kris Novoselic, Soundgarden e Mudhoney. A essa altura do campeonato, VS já tem seis discos de platina, Ten, nove e Vitalogy, cinco. No mesmo ano, o Pearl Jam excursiona com Neil Young. A turnê rende o bom Mirroball, disco solo do roqueiro. Em fevereiro de 1996, o Pearl Jam ganha seu primeiro Grammy, na categoria Melhor Performance de Hard Rock por "Spin the Black Circle". Antes de lançar No code, o grupo passa um tempo de molho. Eddie Vedder vem em março ver o show dos Ramones no Brasil e participa de um projeto paralelo, Hovercraft, com a mulher.
Fevereiro de 98 foi o mês do lançamento de Yield, um álbum imensamente melhor do que No Code . Com ele o Pearl Jam voltava ao rock mais direto e cru, o que lhe valeu resenhas mais do que favoráveis na mídia especializada.Mas seu destino não foi tão certeiro.Ainda desconfiados por causa do trabalho anterior, os faz não não dedicaram ao disco o mesmo coarinho que ocorreu com Tem, Vse Vitalogy.Ao contrario, o disco começou bem, mas logo despencou feio nas paradas.De qualquer modo, desta vez a banda excursionou como louca, e sentindo a dor no bolso, reconsiderou muitas posições em relação a vídeo, singles, entrevistas e vendas de ingressos e etc. Deste giro, levado a cabo em 98 e do qual Jack Irons não participou por motivos de saúde(foi substituído por Matt Cameron), saiu o álbum ao vivo Live on Two Legs
As atividades do grupo em 1999nao foram das mais intensas, mas foi netse ano que ele lançou seu single mais bem sucedido.Originalmente lançado para ser vendido apenas para membros do fã clube, o single Last Kiss, tornou-se um hit radiofônico, obrigando a Epic a lançar uma versão comercial do mesmo.Vendeu tanto que chegou a status de disco de ouro.
Graças ao sucesso de Last Kiss, o Pearl Jam adentrou o ano 2000 com os ânimos e autoconfiança renovados.Nem mesmo o lastimável incidente ocorrido no festival de Roskilde, na Dinamarca, que culminou com a morte de oito pessoas e ferimentos graves durante seu set, desmotivou o grupo, que retornou com seu trabalho mais convincente em anos, Binaural.agraciado com resenhas positivas em todo canto do mundo, inclusive pela RB, o álbum vai vendendo bem, trazendo o Pearl Jam de volta a status de grande banda.Ainda é cedo para avaliarmos onde tudo isso vai desembocar , mas o grupo está adquirindo sua moral de volta e os faz não poderiam estar mais contentes.

Suplemento Especial da revista Show Bizz e Rock Brigade)

Pearl Jam e o Mundo do Rock